domingo, 12 de setembro de 2010

Juros

- Mãe, quando vamos à Disney? Pergunta uma criança que acabou de ser estimulada por uma propaganda de TV!
- Ah, Thomaz, vamos ter que juntar um dinheiro!
- A XXY faz em 10 vezes sem juros! Informa e cai na gargalhada!
Eu também rio, porque achei graça dele ajudando a pensar na solução!
- Mãe, o que é 10 vezes sem juros? Pergunta ainda rindo.
Rio mais ainda dele desconhecer o sentido.
- Juros é o aluguel do dinheiro, você pega R$100 e tem que devolver R$150,00, R$50,00 são o juros!
- Mãe, mas isso é um roubo, quem faz isso? Que coisa feia! Fala um Thomaz indignado!
- Todo mundo, o banco, o cartão de crédito..., informo.
Ele olha pra mim de olho arregalado:
- MÃE, nós vamos conseguir pagar os nossos cartões? Pergunta preocupado.
Balanço a cabeça, dizendo que sim. Aliviado, ele volta de novo pro início da conversa.
- Mãe, agora me explica como é que é 10 vezes sem juros, você não paga nada ou você tem que pagar 1,0,0, de juros?

15 comentários:

  1. Thomaz expressa toda a perplexidade, diante da ganância capitalista. É difícil compreender fórmulas tão injustas, que penalizam não apenas com remuneração estratosférica do capital, mas ceifando oportunidades, tirando oxigênio de muitas vidas, atormentadas pela sedução da midia, que desperta a cobiça com quinquilharias que passamos a desejar pateticamente.
    Juros, Thomaz, são o mau-hálito do sistema. Mas isso tem cura!

    ResponderExcluir
  2. hehehe... Avisa para ele que, pior do que aqueles que cobram juros, são aqueles que imbutem os juros e dizem que são 10 vezes sem juros, hehe...

    Figura!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Avisa pra ele aproveitar enquanto puder você pagando as contas, é bem divertido assim. Que ele saiba o valor do dinheiro, mas não se preocupe com isso agora. hehe

    Beijos em todos...
    Feliz que estás postando, deduzo então que estás melhor.

    ResponderExcluir
  4. Contas que os adultos fazem para complicar a simplicidade da vida....
    Ah! Que saudades apenas das somas e subtrações...

    ResponderExcluir
  5. Patrícia, não leve as crianças. Eles são muito pequenos.
    bj

    ResponderExcluir
  6. Saulo, ainda não estou bem, descobri que a virose virou bronquite, com falta de ar e tudo, terei que tomar antibiótico e odeio tomar remédio!

    ResponderExcluir
  7. Quando meu filho ganhou sua primeira nota de papel chegou correndo todo feliz, manhê ganhei minha primeira nota de papel, quanto custa uma passagem para Miami? Achei o máximo!

    BeijooO*

    ResponderExcluir
  8. Helcio, não sei porque me lembrou os vírus, os que estão tirando o meu oxigênio? Será que vírus cobra juros?

    ResponderExcluir
  9. Patrícia, lamento não ter melhorado, ainda.
    Bem, estou indo para o Rio na próxima semana, se precisar de algo, avise.

    Ah, tem surpresinhas lá no Partitura.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Patrícia,

    Já estive no seu outro blogue, por indicação do Saulo, do «Partitura». Gostei de conhecer o Thomaz e a Anita. E fiquei a pensar para comigo: "o que quererá dizer 'jujubas'? Por exclusão de partes e olhando para o fundo do seu blogue imagino que sejam 'doces'. Será?

    Abraço.

    António

    ResponderExcluir
  11. Lara, acho que isso vai ser demais pra ele ou será que já dá para ensinar matemática financeira?

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Mariane, pior sou eu, economista que odeia fazer conta, calculadora acabou com a nossa vida!

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Bípede, bom conselho, suas postagens da Florida me arrepiaram os pelos!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Valeria, eles são tão fofinhos com essas perguntas e todas as facilidades do tipo é só pagar com o cartão ou então vá ao banco e pegue o dinheiro!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  15. António, muito legal você por aqui! Jujubas são balas, será quem tem esse nome em Portugal? São parecidas com a foto ao fundo, mas são mais macias e açucaradas, parecem gelatinas mais encorpadas, balas de goma, gominhas...

    Seja bem vindo!!! beijos

    ResponderExcluir