domingo, 11 de julho de 2010

O tempo...

Thomaz sempre pediu explicação sobre tudo e uma de suas angústias infantis era não entender o tempo.
- Mãe, eu não sei falar direito, eu me confundo todo com amanhã, ontem....
Puxo o Thomaz pela mão e vamos pra frente da janela:
- Tá vendo os carros passando? Pergunto eu - Isto é presente, o que está acontecendo agora.
- Olhe pra esquerda, o carro já foi e você não o vê mais, isso é passado. Agora olhe pra direita o carro está vindo, você ainda não o está vendo, isto é futuro, você somente irá vê-lo no presente. E, continuo, amanhã de manhã você irá para escola, mas quando o amanhã chegar já será o seu presente.
Não me esqueço nunca desse dia, desse momento, do alto dos seus 5 ou 4 anos, não me lembro bem, ele me olha profundamente como se guardasse toda a sabedoria do mundo e diz:
- Mamãe, o futuro não existe - fala calmamente.
Eu boquiaberta, olho pra ele, o abraço e concordo. Meu Deus, levei anos pra entender isso na análise e ele mata a charada em um instante.

P.S - Bom domingos a todos!!!! Eu, Thomaz e Anita mandamos um grande beijo pra todos vocês. Obrigada por participarem de nossa festa diária!

8 comentários:

  1. Acho que acordei meio sensível hoje. hehe
    Mais sábio que eu. Como gostaria de entender que o futuro não existe. (Revelando-me).

    Bjus, lindo domingo aos três.

    ResponderExcluir
  2. Será que o Thomaz já viu "De volta para o futuro"? rs Fico aqui pensando o que ele acharia da hipótese de viajar no tempo.

    ResponderExcluir
  3. que graça..... tanta coisa que já sabíamos e esquecemos. Ainda bem que temos essas dádivas em nossa vida.

    ResponderExcluir
  4. Uau! Este blog me emociona, Patrícia, sério! Adoro as histórias de vcs.

    Beijos nos três.

    ResponderExcluir
  5. Saulo, legal, você escreveu aqui o titulo de sua postagem de terça. Talvez, por isso, a sensibilidade, você já havia começado o processo.

    beijão

    ResponderExcluir
  6. Márcio, várias vezes, mas ele disse com uma cara meio de tédio que não, depois pensou direito e disse que queria somente ir a época dos dinossauros, conhecer todas as espécies e ver mesmo se os dinossauros viraram galinhas!!! Acho que isso vale um post!!!
    beijo

    ResponderExcluir
  7. Wal, ainda bem, eles são lindinhos, mesmo quando me enlouquecem!!

    beijão!

    ResponderExcluir
  8. Lara, obrigada, que bom!!!

    Ficamos felizes!!!!

    ResponderExcluir